O autotratamento consiste colocar em as mãos em diversas posições após se ter conectado com a energia Reiki. Essa conecção só é possível, após passar pela iniciação/sintonização em Reiki.
Após a iniciação/sintonização é aconselhado o autotratamento Reiki durante 21 dias consecutivos. Esta recomendação deve-se não só com a habituação do iniciado à energia, mas também para a limpeza/harmonização energética do organismo.
O ser humano é "programável", acabando por criar um hábito, ao realizar alguma actividade durante 21 dias. Por isso ao fazer o autotratamento durante esse tempo existe mais probalidade da sua aplicação diária.
Após os 21 dias deverá dar continuidade ao seu trabalho com o Reiki, claro que não existe obrigatoriedade, sou apologista de que tudo o que é obrigatório custa mais. No entanto é muito bom continuar com o habito que foi adquirido. É natural que às vezes não apeteça trabalhar com o Reiki, e está tudo bem. No entanto não devemos esqueçer que temos nas mãos uma "ferramenta" preciosa para o nosso bem estar, por isso sempre que estivermos mais ansiosos ou com alguma situação menos favorável devemos retomar a prática do auto Reiki.
A limpeza energética pode a nivel físico ter alguns sintomas que no decorrer dos dias são atenuados com o autotratamento. No entanto nem todo o iniciado passa pelo processo com sintomas fisicos.
Também as crianças estão aptas, após a sintonização, para fazer o seu auto Reiki. A maioria faz esse processo com muita satisfação, elas gostam de seguir o exemplo dos pais ou familiares durante o autotratamentos dos mesmos.
Para o autotratamento existe um esquema de posições standart em quase todas as escolas de Reiki. Algumas diferem um pouco, contudo a maioria é muito similar. Algumas usam mais posições e usam as posições de costas e outras apenas as das frente. Habitualmente a primeira posição é olhos, seguindo-se depois as outras.