reiki

 

Reiki Tradicional


O Reiki é uma terapia complementar transmitida através das mãos, repõe a energia em todos os seres vivos, harmonizando e equilibrando o corpo energético e os centros de energia (chakras) do corpo humano. Estes centros recolhem energia subtil, transformando-a e fornecendo-a ao corpo. Cada um está ligado a determinado órgão e região do corpo, influenciando-o em sua função. Hamoniza e equilibra o corpo físico, o emocional e o espiritual, promovendo bem estar e consequentemente a saúde.


História do Reiki


O Reiki tradicional teve a sua origem no Japão através do seu criador Mikao Usui, Usui um monge budista foi para o Monte Kurama, onde iniciou um retiro de 21 dias levando consigo vinte e uma pedras que lhe serviram como calendário, lançando a cada dia uma pedra. Dia após dia, em completo jejum, cantou, orou e meditou. Uma das meditações poderá ter sido ficar debaixo de uma cascata do Monte Kurama com a água a cair sobre a cabeça para abrir e purificar o chakra da coroa, uma prática que ainda hoje é efetuada pelos monges do Templo Kurama. Em Março de 1922, no final do retiro, Mikao Usui teve a sua experiência de Iluminação (Satori) onde ficou a saber a forma de utilizar energia para a cura energética sem ficar desvitalizado. Usui aplicou então a energia em si próprio e depois na sua família tendo aberto em Abril de 1922 a escola que ainda hoje existe, Usui Reiki Ryoho Gakkai em Tokyo. O Reiki no Ocidente deve-se a Hawayo Takata, Ela o trouxe para o Hawai, depois para os Estados Unidos e finalmente para o Canadá e a Europa.


O Ideograma Reiki


A escrita japonesa difere da nossa escrita, uma vez que ela não exprime letras ou som, mas sim ideias. Um ideograma é composto por um conjunto de ideias (Kanjis). O ideograma Reiki é formado por dois Kanjis Rei e o Ki. O Rei refere-se á energia Universal e o Ki é energia vital que todo o ser vivo tem. Reiki é o encontro dessas duas energias.


Quem pode ser iniciado no Reiki


A inciação em Reiki destina-se a qualquer pessoa de qualquer religião ou etnia. É extensivo a todas as idades no entanto, as crianças só devem ser iniciadas após os 7 anos de idade, uma vez que até essa idade elas estão conectadas com a Energia Universal. Podem no entanto receber Reiki em todas as idades.


Para que serve o Reiki


A aplicação de Reiki (tratamentos/sessões) beneficia todas as pessoas, independente da idade, animais, plantas e também o planeta terra.


O Reiki pode também ser aplicado nos alimentos, medicamentos e em cristais.


Serve também para harmonização de espaços para que as energias dissonantes não prejudiquem os seus habitantes. Para fazer essa hamonização é necessário ter pelo menos o nível II de Reiki.


Beneficios do Reiki


bulit Equilibra energeticamente o nosso corpo

bulit Alinha e equilibra os Chakras

bulit Relaxa e reduz o stres, provocando uma sensação de paz e tranquilidade

bulit Fortalece a energia vital, melhorando a distribuição do fluxo energético pelo corpo

bulit Reforça o sistema imunológico

bulit Auxilia nas doenças, como o cancro, reduzindo os efeitos colaterais da quimioterapia

bulit Alivia as dores, ao harmonizar a área de tensão física reduz a dor.

bulit Liberta toxinas, bloqueios e emoções

bulit Amplia a consciência pessoal


Reiki nos Hospitais


A terapia Reiki está cada vez mais divulgada e a sua aplicação já chegou até aos hospitais em muitos países incluive Portugal. É um poderoso auxiliar nos cuidados paleativos. Ajudando não só o doente, mas também os seus familiares. Existem actualmente imensos profissionais na área da saúde a praticar esta terapia conciliada à medicina.


O Reiki e Religião


Não é uma religião, mas sim uma terapia complementar e uma filosofia de vida baseada em cinco princípios. Mikao Usui criou os cinco princípios do Reiki, as cinco normas de vida; ele acreditava que uma atitude mental positiva, era um factor essencial no auto cura energética e que a capacidade da pessoa se libertar a si mesma de preocupações, era o primeiro passo para limpar a mente.


Os cinco Princípios do Reiki - Gokai Sansho (Japonês)


Só por hoje - Kyo dake wa


bulit Sou Calmo - Ikaru na

bulit Confio - Shinpai suna

bulit Sou grato - Kansha shite

bulit Sou aplicado no meu trabalho - Goo o hage me

bulit Sou bondoso para com os outros - Hito ni shinsetsu ni


Como ser iniciado no Reiki


Para receber uma iniciação/sintonizacão em Reiki ou terapias similares, tem de passar por um processo especifico transmitido por um mestre em Reiki.


Escolas de Reiki/Sistemas Reiki


Existem Diversas Escolas (ou sistemas) de Reiki, cada mestre ao longo da sua vivência com O Reiki sentiu necessidade de lhe acrescentar algo seu ao sistema inicial, assim existem diversos sistemas de Reiki,ou escolas, cada sistema tem a sua forma de manipular a energia, no entanto todos eles trabalham com base no Reiki original de Mikao Usui.


A escola aqui apresentada é a que foi trazida por mestres de Reiki estrangeiros, já há alguns anos, para o nosso país. Este sistema/escola foi considerado o Reiki Tradicional, visto seguir a tradição do seu fundador Mikao Usui e também para se distinguir do Reiki Essencial. Esta escola engloba a escola Tradicional de Usui, a Tibetano e outras praticas, considero esta escola muito eficaz e com grande potencial para o equilíbrio energético dos seres vivos, contribuindo para uma vida melhor.


Os níveis de Reiki


O Reiki Tradicional está dividido em 4 Níveis:


bulit Nível I – O Despertar

bulit Nível II – A Transformação

bulit Nível III-A – A Realização

bulit Nível III-B - O Mestrado


Requisitos


Não existem requisitos especiais para ser iniciado/sintonizado na terapia Reiki, basta querer e sentir a vontade em receber a iniciação/sintonização.